25 set

QUAL A IMPORTÂNCIA DOS ÔMEGAS 3 – 6 – 9 PARA SAÚDE?

omega Muito se fala no ômega 3 (assim como no 6 e 9), mas você sabe o que são e como funcionam? Ômega 3 O ômega 3 é um ácido graxo, ou gordura. Mais que isso, ele é considerado um ácido graxo essencial, já que não é produzido pelo corpo, e é fundamental para suprir carências nutricionais, auxiliando na manutenção de uma boa saúde (especialmente na manutenção de níveis saudáveis nos triglicerídeos). Estudos revelam que o ômega 3 (presente em alimentos como o óleo de peixe) tem poderoso efeito anti-inflamatório, como na redução da inflamação nas articulações. Diminui o risco de artrite e retarda o envelhecimento precoce da pele, prevenindo rugas. Desempenha também papel de extrema importância na regulação da função celular e mantém a flexibilidade e elasticidade da pele, diminuindo também os efeitos negativos dos raios UV sobre a pele. Ajuda também na saúde ocular, pois previne a síndrome do olho seco e o desenvolvimento da degeneração macular. Mais importante, seu uso previne doenças como: doença de Alzheimer, diabetes, hiperatividade, distúrbios de déficit de atenção e depressão.

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A memória, a agilidade de raciocínio, o humor; tudo isso pode ser influenciado pela presença ou não desse ácido graxo essencial em nosso cérebro. Mas a importância do consumo regular de ômega 3 vai muito além dos benefícios citados acima. Segue um resuminho com os benefícios conhecidos: >Diminui o desconforto da TPM >Fortalece o cérebro >Normaliza a circulação sanguínea e o ritmo do coração >Evita doenças autoimunes >Controle da pressão arterial >Dificulta o desenvolvimento de processos inflamatórios >Combate a osteoporose por aumentar a absorção do cálcio >Ajuda a diminuir os níveis de triglicerídeos no sangue Quais alimentos contêm Ômega 3? Sardinha, arenque, salmão, atum, semente de chia, semente de linhaça, gema de ovo caipira e nozes. Dose Diária Recomendada de Ômega 3 A dose diária recomendada de ômega 3 é de 250 mg para adultos; 100 mg para crianças e de 450 mg na gravidez. Consumir peixe de 3 a 4 vezes por semana já é o suficiente para suprir as necessidades semanais de ômega 3. Quem tiver dificuldade em encontrar os peixes ricos em ômega 3 ou ser vegetariano, pode recorrer a suplementos de ômega 3 puro, diariamente, mas sempre sob orientação do nutricionista. Ômega-6 O ômega-6, assim como o 3, também é uma gordura essencial para o organismo. As principais fontes de ômega-6 na alimentação são: aves, ovos, abacate, castanhas, cereais, óleos vegetais, linhaça, semente de abóbora, açaí. O ômega 6 previne hipertensão, combate excesso de colesterol ruim (LDL) e controla a glicemia. Porém, esses benefícios só aparecem se consumido com moderação e em certa proporção com o ômega-3. Se não estiverem na proporção adequada, estudos mostram que pode destruir neurônios, causar Mal de Alzheimer, causar doenças inflamatórias, trombose, afetar o coração. Também há estudos que mostram que o alto consumo do ômega-6 está relacionado com o desenvolvimento de câncer de próstata e câncer de mama em mulheres menopausadas. Para suplementação de ômega 6, só com indicação médica e ou nutricionista. Ômega-9 O ômega-9 é um ácido graxo monoinsaturado, também conhecido com ácido oleico. Os ácidos graxos monoinsaturados estão relacionados a níveis de triglicerídeos mais saudáveis. Além disso, também ajudam na diminuição dos níveis de colesterol total sanguíneo, LDL (colesterol ruim) e ainda aumentam o HDL (colesterol bom). Pode-se encontrar esse tipo de gordura no azeite de oliva, azeitona, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), abacate, óleo de coco, óleo de avelã e óleo de gergelim. Outras propriedades do ômega-9 são: anti-inflamatório (por ser rico em antioxidantes), protege o coração, previne contra cânceres e retarda o envelhecimento das células. Alimentos fonte desse ômega, como é o caso do azeite de oliva, têm sido estudados por impedirem o acúmulo de gordura na região do abdômen. Isso ocorre, pois, ele impede que as células de gordura se inchem e ajuda a queimar a gordura corporal, usando-a como fonte de energia. Os alimentos fonte de ômega-9 devem ser incluídos na dieta de quem deseja perder peso, proteger o sistema cardiovascular, aumentar a imunidade, prevenir doenças crônicas e ter mais saúde como um todo. Fonte:p: htt//belezaesaude.com/omega-3/ 1999 Black Cement 4s, Black Cement 4s Jordans, Jordan Black Cement 4s,

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