17 maio

HIDRATAÇÃO DA PELE: IMPORTÂNCIA, COMO HIDRATAR, PRODUTOS E DICAS

17-5-beleza-hidratacao

A importância de hidratar a pele
Como a pele é o maior órgão do nosso organismo, ela também é a nossa primeira barreira protetora. Porém, se ela não estiver devidamente hidratada, a pele não é capaz de nos proteger contra a ação de agentes externos, como frio, vento e poluição.
Além disso, ela também protege o restante do organismo da ação de microrganismos e substâncias irritantes que podem resultar em alergias.
E, quando o assunto é hidratação, existem muitas perguntas que a gente se faz, não é mesmo? Então confere aqui as respostas que você sempre quis saber!

Por que a pele desidrata?
A pele pode ficar desidratada por uma série de fatores. No inverno, por exemplo, isso acontece porque o ar fica mais frio e mais seco, devido à baixa umidade atmosférica, além do vento.
Como a pele está constantemente em contato com o ambiente, quando ele está mais seco ou frio, há uma perda de água, resultando na desidratação.
Isso pode ocorrer em dois níveis: a desidratação epidérmica, que ocorre na camada mais superficial da pele, e a dérmica, que é a camada responsável por sustentar a derme. Também é comum haver desidratação em ambas, o que causa bastante desconforto em peles mais maduras ou sensíveis.
Enquanto isso, em ambientes mais úmidos e quentes, há uma tendência de ela ficar mais lubrificada e transpirar mais.

Outras causas para a desidratação da pele, podem ser:

>Fatores genéticos
Assim como herdamos características dos nossos pais, como a cor do olhos, a textura da nossa pele também se dá por fatores genéticos. A hidratação da nossa pele é resultado de um mistura de herança genética (cerca de 60%) com hábitos e ambiente (40%).

>Envelhecimento
Muitas pessoas sabem da importância do protetor solar quando o assunto é envelhecimento precoce. Porém, o que muitos desconhecem é que uma pele bem hidratada também é essencial para disfarçar ou até mesmo retardar o envelhecimento precoce.
Uma pele que está ressecada adquire um aspecto opaco, áspero, sem elasticidade e, muitas vezes, com descamação. Assim, ela aparenta ser mais velha e desgastada do que ela realmente é. Juntamente disso, quando ela está ressecada, rugas e pequenas linhas de expressão podem ficar mais visíveis.
Além disso, o próprio processo de envelhecimento está associado com a perda de colágeno e água da pele.
Então, com a prática constante de hidratação, os nutrientes e água que a pele vai perdendo com o tempo são repostos, podendo retardar o envelhecimento ou ao menos minimizar sua aparência.

>Menopausa
Durante menopausa, a maioria das mulheres sente uma mudança significativa na pele, principalmente no que diz respeito a hidratação e flacidez.
Além da queda gradativa da produção de hormônios como estrogênio e progesterona, há também a perda de fibras elásticas e colágenas. Com tudo isso, o resultado é uma pele mais rssecada, além de perda da elasticidade e do tônus.

>Doenças
Algumas doenças como o hipotireoidismo, psoríase, eczema de contato, ictiose e neurodermatite também podem acarretar em uma pele mais seca que o normal.

Como saber se minha pele está desidratada?
Quando o assunto é hidratação da pele, a gente sempre acha que pode melhorar, não é mesmo? Porém, às vezes não é uma questão de escolha e sim de necessidade.
Então se você quer descobrir se sua pele está realmente desidratada, existe um pequeno “método”.
Com o polegar e o indicador, aperte a sua pele, por alguns segundos, de modo que forme um risco no meio. Depois, solte-a e fique observando a área apertada. Se o risco permanecer na pele, isso é um indicativo de que ela está ressecada.
A falta de viço e luminosidade, aliados a sensação de repuxamento, também são sinais de uma pele desidratada.

Cuidado: pele seca x pele desidratada
Muitas pessoas confundem ou acham que pele seca e pele desidratada se trata da mesma condição da textura da pele. Porém, apesar de ambas possuírem sintomas bem parecidos, elas se tratam de situações distintas.
Como já dito acima, 60% da textura da pele se dá por herança genética. Então, nesse caso, sua pele pode ser seca, por fatores genético, mas mesmo assim estar desidratada.
Da mesma forma, uma pele que não seja seca também pode ficar desidratada.

Resumindo: a pele seca é uma condição imutável, enquanto a pele desidratada é um estado.

Mecanismo de hidratação da pele
Durante a escolha do seu hidratante, também é importante conhecer os diferentes mecanismos que esses hidratantes podem ter:

>Hidratação por oclusão
Nesse processo, os ativos presentes no cosmético são capazes de promover uma redução da evaporação da água no estrato córneo, uma camada mais externa da pele, composta por células achatadas e mortas, que funcionam como um barreira protetora.
Além disso, ele é capaz de manter a umidade das camadas mais profundas, graças a presença de óleos, e também possui a capacidade de retardar a evaporação da água.
Assim a desidratação da pele é impedida, pois retarda ainda mais o processo de evaporação da água. Os produtos que utilizam tal mecanismo formam uma barreira protetora, à base de lipídios pois, assim como água e óleo não se misturam, lipídio e água também não.

Então, dessa forma, a água fica instalada entre a pele e a camada lipídica, não conseguindo evaporar.

Portanto, os cosméticos com emulsões cremosas e com óleos vegetais na composição promovem uma hidratação por oclusão.

Esse método é indicado para pessoas com a pele seca.

Hidratação por umectação
Na hidratação por umectação, as substâncias do produto retém a umidade do ar e assim podem utilizá-la para a hidratação da pele, promovendo então a emulsão natural da pele.
Já nesses cosméticos, as substâncias mais encontradas são os gliceróis e o D-pantenol. Além desses, o colágeno também é um ingrediente bem recorrente na composição de tais produtos.
Ele é muito importante, pois em sua cadeia há muitos radicais de prolina e hidroxiprolina, que por formarem uma estrutura macromolecular, não são absorvidos pela pele, ou seja, ela continua hidratando o tecido epitelial.
Além disso, esse processo pode ocorrer de dois modos, atuando em níveis diferentes, na superfície da pele ou por meio de mecanismos intracelulares.

Esse processo é indicado para pessoas com peles oleosas.

Hidratação ativa
As emulsões misturam os dois mecanismos anteriores. Esse processo possui uma fase lipídica, responsável por promover a oclusão, e uma fase aquosa com ingredientes higroscópicos, capazes de proporcionar a hidratação.
Na composição desses cosméticos, são encontrados aminoácidos, ureia e ácido hialurônico, que são considerados hidratantes biológicos.

As peles que mais se beneficiam desse tipo de ação são as normais e secas.

Quais são os principais ativos hidratantes
Muitas pessoas tem curiosidade em saber quais são os principais ativos nas loções e cremes hidratantes, então separamos os mais comuns:

.Ceramida;
.Esqualeno;
.Olesterol;
.PCA;
.ADN;
.NMF;
.Lactato de Amônia;
.Ureia;
.Alfa-hidroxiácido (ácido glicólico e ácido láctico);
.Oligoelementos;
.Fosfolipídeos;
.Ácido hialurônico.

Como aplicar o hidratante
Uma outra etapa muito importante na hora de hidratar a sua pele é o momento de aplicação do hidratante. Ele deve ser espalhado com movimentos circulares, firmes e constantes, mas sem aplicar uma força exagerada.
Em regiões como do bumbum e pernas, a aplicação deve ser de baixo para cima, e nos braços de dentro para fora.
Também é importante que a aplicação do hidratante seja feita quando a pele já estiver seca, assim ela irá absorver muito melhor o produto. Além disso, é fundamental massagear a pele até que o hidratante seja totalmente absorvido.

Outros modos de conseguir uma pele bem hidratada
Existem alguns hábitos que devem ser adquiridos se você deseja ter uma pele bem hidratada. Uma vez que esses hábitos sejam incorporados na rotina, os benefícios já começaram a aparecer.

>Sudorese
Acredite se quiser, a sudorese contribui para a hidratação da pele. Isso porque, existem muitos sais minerais no suor, que ao se misturarem com o sebo, formam emulsão epicutânea natural de hidratação.
Além disso, o suor ainda é capaz de potencializar a ação de loções hidratantes.
Apesar disso, é sempre bom ficar atento ao excesso de suor, pois com ele há muita perda de água que só pode ser reposta com a ingestão de líquidos, preferencialmente a própria água.

>Produtos com hidroxiácido
Por ser um componente com inúmeras propriedades que favorecem a pele, a busca por produtos que possuam esse ingrediente na composição é bem importante.
Ele é capaz de promover a estimulação da taxa de renovação da epiderme, por exemplo. Com ele, a barreira cutânea é fortalecida e isso evita que a água evapore ou que haja uma perda excessiva.

Hidratação nos horários certos
Se você deseja ter uma pele bem hidratada, saiba que não adianta passar o hidratante em qualquer momento do dia.
O ideal é que o seu corpo receba o hidratante logo após o término do banho, para que a sua pele fique balanceada, pois, como já explicado acima, o banho muito quente pode ressecar a cútis.
Outra alternativa é hidratar a pele durante o banho, com cremes ou óleos. A absorção pode ser ainda maior, pois o sabonete retira os lipídios cutâneos, abrindo ainda mais canais para a penetração do hidratante.
Já a hidratação do rosto deve ocorrer durante a noite, também após o banho. E, caso a pele seja muito seca, ele também deve ser aplicado de manhã, antes do protetor solar.

A queridinha vitamina C
Você com certeza já se deparou com uma série de cosméticos, ou melhor, dermocosméticos, que possuem vitamina C, não é mesmo?
Ela é recorrente nos dermocosméticos pois é um verdadeiro trunfo. Suas propriedades antioxidantes e a capacidade de manter preservadas tanto as estruturas como as funcionalidades da pele ajudam, também, na hidratação.

Aposte em nutricosméticos
A maioria dos nutricosméticos possui em sua fórmula componentes como vitamina E, colágeno marinho, licopeno e beta-caroteno, que podem ajudar tanto na hidratação como no fortalecimento da barreira da pele.

Hidratação interna
É claro que se tratando de hidratação, a ingestão de água não poderia faltar. Todas as outras dicas citadas acima de nada ou pouco adiantarão se você não estiver hidratado de dentro para fora.

Alimentação
Uma alimentação balanceada também é muito importante para que seu organismo fique equilibrado e possa absorver as hidratações. Além disso, a ingestão de frutas, por exemplo, pode ser uma ótima alternativa para ingerir ainda mais água e deixar sua pele mais bonita.

Fonte:https://minutosaudavel.com.br/hidratacao-da-pele/

Comentários

Comentários

[wpdevart_facebook_comment curent_url="http://developers.facebook.com/docs/plugins/comments/" title_text="Facebook Comment" title_text_color="#000000" title_text_font_size="22" title_text_font_famely="monospace" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#CCCCCC" animation_effect="random" count_of_comments="2" ]