03 ago

DOR NOS OSSOS? FRAQUEZA? GRIPES? CONHEÇA OS SINTOMAS DA FALTA DE VITAMINA D

18-7-saude-vitD

Com a chegada dos meses mais frios do ano, é comum aumentar a preocupação das pessoas com a vitamina D. Afinal, grande parte da substância presente em nosso organismo é produzida quando a pele fica exposta ao sol pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância. –a vitamina D é um hormônio esteroide e também um nutriente encontrado em alimentos como salmão, leite, ovo e carne.

A função mais conhecida da vitamina D no organismo é estimular a absorção no intestino de fósforo e cálcio, minerais fundamentais para a saúde dos ossos, tendões e músculos. Entretanto, seus benefícios vão além do sistema musculoesquelético. Há receptores de vitamina D em quase todas as células do corpo e ela também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e até de alguns tipos de câncer.

A seguir mostramos quatro sinais de que o nível de vitamina D no seu organismo está baixo – problema que afeta aproximadamente 1 bilhão de pessoas no mundo. Se tiver um desses sintomas, procure um médico para saber o que realmente está acontecendo e, se necessário, qual a maneira mais adequada de aumentar o nível da substância no seu organismo.

1 – Dor óssea

Na deficiência de vitamina D, o nível do paratormônio – hormônio produzido nas glândulas paratireoides – pode ficar alterado, aumentando a retirada de cálcio do tecido ósseo para a corrente sanguínea. Esse processo vai reduzindo a reserva mineral no esqueleto até que se estabeleça o diagnóstico de osteopenia e, posteriormente, osteoporose. A condição também pode causar um defeito de mineralização nos ossos, resultando em raquitismo ou osteomalacia – amolecimento ósseo, que pode levar a dor, deformidades e fraturas.

2 – Fadiga e fraqueza muscular

Com baixo nível de vitamina D no organismo, há uma diminuição da absorção de cálcio, mineral essencial no processo de contração dos músculos. Isso pode prejudicar o trabalho muscular, gerando tanto a sensação de cansaço excessivo quanto falta de força para sustentar vem a estrutura óssea do corpo. O problema pode gerar dor ao se movimentar e até resultar em quedas – principalmente em idosos.

3 – Infecções respiratórias

Sofrer constantemente com gripes e resfriados indica que o sistema imunológico não está bem. E a vitamina D exerce um papel importante para a tornar nossas células de defesa mais eficientes. A substância age nos linfócitos B e T, aumentando a diferenciação em macrófagos, além de elevar a produção de anticorpos e de citocinas anti-inflamatórias.

4 – Depressão

Os níveis baixos deste nutriente essencial estão associados com a tendência a sofrer de irritabilidade, depressão e mudanças bruscas de humor.
A vitamina D está envolvida na secreção de hormônios do bem-estar e, portanto, sua deficiência afeta a saúde mental.

Fonte: https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2018/06/08/dor-nos-ossos-fraqueza-muscular-cansaco-pode-ser-falta-de-vitamina-d.htm