26 set

COMPARE: FARINHA E FARELO DE AVEIA

26-9-saude-aveia

Antes de qualquer coisa, veja os benefícios da aveia para a saúde:

1 – Ajuda a equilibrar o Índice Glicêmico (o açúcar no sangue)

2 – Favorece o emagrecimento saudável

3 – Desenvolve os músculos

4 – Protege a saúde do coração

5 – Fortalece o sistema imune (de defesa do organismo)

6 – Deixa a pele lisa e saudável

7 – Reduz os riscos de câncer no cólon

Flocos de aveia
A aveia em flocos acontece quando os grãos do cereal estão inteiramente prensados. Dessa forma, não há perda nutricional, pois mantém integralmente todos os seus principais componentes, apresentando, principalmente, uma incrível quantidade de fibras alimentares, além de proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais. Nessa versão, entretanto, o alimento tem menos versatilidade culinária, mas, mesmo assim, pode fazer parte de diversas preparações.

Farelo de aveia:
À primeira vista, parece que o tamanho dos grãos é a única diferença entre os dois formatos da aveia. Mas repare, nos dados mais abaixo, que o farelo tem quase o dobro de fibras em relação à farinha.

“Isso porque ele é feito apenas da área externa do grão, ou seja, a casca, a parte mais rica nessas substâncias”, justifica Mariane Lani, engenheira de alimentos da empresa Monama.

Isso quer dizer que, em comparação com a aveia em flocos, o farelo de aveia possui uma maior quantidade de fibras solúveis. Essas fibras são responsáveis por diversos benefícios da aveia. Além de melhorar o funcionamento do intestino, essas substâncias absorvem água e formam uma espécie de gel em nosso organismo. Esse gel auxilia no processo de emagrecimento, além de ajudar no controle dos níveis de colesterol no sangue.

O farelo vai bem em receitas úmidas, como mingaus – aí, os grãos ficam macios.  Também pode ser aproveitado em pratos com frutas, em batidas variadas ou em iogurtes. “Ele também pode ser usado para apresentações mais rústicas de granolas e cookies caseiros”, diz.

Farinha de aveia:
Essa variação da aveia acontece a partir de uma moagem da parte interna do cereal. Nesse processo, há uma pequena perda de nutrientes, sobretudo as fibras alimentares presentes na casca, porém, em contrapartida, as outras composições se mantêm intactas, sendo também um ótimo aliado para a saúde. Na cozinha, esse tipo de produto é utilizado como substituta de farinhas brancas, na composição de bolos, tortas, panquecas e pães integrais. A vantagem de turbinar a dieta com fibras é que elas ajudam a baixar e controlar os níveis de açúcar no sangue. Sem falar que dão saciedade, evitando ataques de gula. E, embora o farelo seja mais vantajoso nesse sentido, qualquer forma de aveia é bem-vinda.

Energia

Farelo – 111 cal
Farinha – 118 cal

Carboidratos

Farelo – 20 g
Farinha – 16,8 g

Proteínas

Farelo – 4,8 g
Farinha – 4,2 g

Fibras

Farelo – 4,2 g
Farinha – 2,8 g

Gorduras totais

Farinha – 2,5 g
Farelo – 2,7 g

Magnésio

Farelo – 70 mg
Farinha – 53 mg

(Os valores se referem a 30 gramas de cada alimento, o correspondente a 2 colheres de sopa)

Placar SAÚDE

Farelo 5 x 1 Farinha

Fonte: https://www.greenme.com.br/alimentar-se/alimentacao/6371-farelo-de-aveia-propriedades-beneficios-e-como-consumir-mais
https://saude.abril.com.br/alimentacao/compare-farinha-e-farelo-de-aveia/
http://www.conquistesuavida.com.br/noticia/farinha-farelo-ou-flocos-de-aveia-conheca-as-principais-diferencas-entre-elas_a2706/1

 

Comentários

Comentários

[wpdevart_facebook_comment curent_url="http://developers.facebook.com/docs/plugins/comments/" title_text="Facebook Comment" title_text_color="#000000" title_text_font_size="22" title_text_font_famely="monospace" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#CCCCCC" animation_effect="random" count_of_comments="2" ]