05 fev

ÁGUA AROMATIZADA – ALTERNATIVA SAUDÁVEL AOS REFRIGERANTES

aguasabor

Verão, calor, sol. Que tal aproveitar cores, sabores e perfumes desta estação iluminada?
Nosso paladar pede coisas leves, buscando uma sensação de frescor. As frutas, verduras e legumes entram com prazer em nosso cardápio e água… Muita água!
Uma ótima dica para essa época são as águas aromatizadas naturalmente. Hidratantes, diuréticas, favorecem a eliminação de toxinas, e permitem os mais extraordinários sabores. São tão lindas que enfeitam a mesa e agradam os olhos e o paladar.

Vamos à algumas dicas na preparação de águas aromatizadas para amenizar o calor e hidratar nosso corpo. Sempre utilize água filtrada ou mineral bem gelada, fica bem legal adicionar alguns cubinhos de gelo. Deixe por volta de 1 hora para conseguir acentuar o sabor:

  • 2 ou mais galhinhos da erva de sua preferência (hortelã, alecrim, manjericão, capim limão, etc). Pode  misturar várias.
  • Rodelas de limão, laranja, estrelinhas de carambola, sementes de romã. Pode usar cascas em espirais para decorar, desde que sejam orgânicas.
  • Especiarias como gengibre, cravo, anis-estrelado ou canela em pau. Experimente água com mel, manjericão e nozes.
  • Pétalas de rosas (sem agrotóxicos) com umas gotinhas de água de rosas (encontrada em lojas árabes e supermercados)
  • Crie sua própria água misturando alguns dos itens acima: laranjas ou limões com cravos espetados. Misture ervas de sua preferência. Fica lindo numa jarra de vidro transparente.
  • Outra idéia é colocar pedacinhos de ervas ou especiarias dentro da água que vai fazer o gelo, combinando com o sabor que escolheu. Um pouco de licor de menta na água do gelo também vai dar um efeito bem especial.

    Cuidados com a água aromatizada
  • Monte a receita com bastante gelo e em uma garrafa sem interferência de luz para manter a vitamina C por mais tempo, já que ela oxida em contato com a luz e o calor.
  • Deixe a água aromatizada descansar por pelo menos duas horas antes de tomar. Quanto mais tempo os ingredientes ficarem na água, mais saborosa ficará. Se a bebida estiver em um ambiente adequado, pode ficar de oito a 12 horas no recipiente. Depois disso, tem que jogar fora porque as frutas começam a estragar.
  • Para cada copo d’água de 200 ml, uma rodela de fruta ou uma pitada da erva. Mas você tem que “sentir” esta proporção: a carambola, por exemplo, que não é tão cítrica e não tem sabor tão acentuado como o limão, precisa de mais fatias para cada porção.

Ganhe em saúde e sabor fazendo a água do seu jeitinho.

Fonte:
http://www.coletivoverde.com.br/agua-aromatizada/
http://webrun.uol.com.br/h/noticias/-agua-aromatizada-naturalmente-e-alternativa-para-hidratacao/15602

Comentários

Comentários

[wpdevart_facebook_comment curent_url="http://developers.facebook.com/docs/plugins/comments/" title_text="Facebook Comment" title_text_color="#000000" title_text_font_size="22" title_text_font_famely="monospace" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#CCCCCC" animation_effect="random" count_of_comments="2" ]