20 jun

A IMPORTÂNCIA DE UMA REFEIÇÃO EM FAMÍLIA

20-6-ficaadica

Hoje em dia, a televisão e a internet têm tomado um lugar muito importante em nossas vidas. Tanto é assim que estão presentes na mesa, como se fosse parte da família também. O pior de tudo é que prendem a nossa atenção e não nos permitem desfrutar dos benefícios de comer em família. Quais são essas vantagens? É sobre isso que falaremos neste artigo.

A refeição em família já não é o que era

Talvez, a imagem típica que vemos em propagandas (há alguns anos) fosse a de um casal com seus filhos desfrutando de uma refeição ou de um jantar na cozinha. Ainda que hoje esta continue sendo a imagem que um produto quer ter em sua embalagem, a verdade é que não condiz tanto com a realidade.

Hoje em dia, os pais trabalham fora de casa o dia todo e quando chegam não têm tempo nem vontade de preparar algum prato elaborado. Além disso, em todos os ambientes da casa há uma televisão, e as crianças, desde pequenas, já possuem tablets e celulares.

Isto resulta numa refeição rápida e sem interação entre os membros da família. O mesmo acontece com o café da manhã: todos com pressa porque chegam tarde, ouvindo as notícias ou vendo como será o tempo durante o dia.

O almoço em família praticamente se perdeu. Hoje as crianças comem na escola e os pais no escritório. Nos fins de semana, cada qual se levanta num horário diferente e se, por algum motivo coincidem os horários e as atividades, parece que não pode faltar a ‘estrela’ da casa, ou seja, essa caixa que nos fala, mas não nos ouve.

Aquelas mesas compridas, que tanto orgulhavam nossos avós e lhes enchia de felicidade, caíram no esquecimento. Agora tudo é automatizado; parecemos robôs, estamos hipnotizados em frente a uma tela. Não falamos com nossos pais e irmãos, não sabemos como foi seu dia, não perguntamos a eles como se sentem…

Por que comer em família é tão importante?

Sem levar em conta a idade ou com quem estivermos, sempre é bom comer em família, já que isso nos permite estabelecer alguns laços e desfrutar da companhia uns dos outros (mesmo que seja por 15 minutos). Nesta época de telas brilhantes e horários apertados, é bom destacar o fato de que compartilhar as refeições pode ser uma das melhores coisas do dia.

  1. Aumenta o consumo de legumes e frutas

Acredite ou não, uma refeição em família nos permite desfrutar de uma refeição mais saudável. Talvez seja ‘inconsciente’, mas as mães cozinham utilizando ingredientes mais naturais e incorporam mais legumes aos pratos se as crianças prestam mais atenção ao momento de comer.
Sem dúvida, não é o mesmo engolir o almoço enquanto assistimos à televisão ou checamos o telefone. O melhor é ter consciência do que se come. Além disso, nos ajuda a controlar o tamanho das porções, assim como também a apreciar melhor o sabor dos alimentos.

  1. Melhora a comunicação

A típica pergunta de como foi hoje na escola/escritório? Parece estar em perigo de extinção. Mas quando comemos em família ela surge apenas ao nos sentarmos ao redor da mesa. Com a televisão desligada e os celulares longe, ‘não temos outro remédio’ a não ser falar com quem está ao nosso lado.

Talvez, inicialmente, pareça um pouco estranho, mas com o tempo todos aguardam ansiosos por esse momento do dia, em que podem conversar. As conversas que giram em torno deste encontro são maravilhosas, nos permitem indagar sobre algum problema, compreender certos comportamentos, opinar sobre assuntos diferentes e ver a perspectiva do outro.

  1. Evita problemas

Em relação ao item anterior, também devemos ter em conta que uma refeição em família é fundamental quando há crianças e adolescentes em casa. Essa ‘obrigação’ de falar na mesa pode evitar problemas de conduta, vícios, depressão ou qualquer situação que os afete.

Talvez um filho nessa fase se torne pouco comunicativo e se feche em si mesmo, mas se diariamente observa como os outros membros da família interagem, isso pode mudar a sua atitude. Portanto, é fundamental que os aparelhos eletrônicos sejam deixados de fora da mesa.

Também é bom saber que compartilhar uma refeição em família serve para ajudar crianças com dificuldades na escola. O desempenho escolar está muito relacionado ao que acontece na casa. Se o pequeno sente que os pais têm interesse em seus estudos, sem dúvida, fará o possível para melhorar e obter boas classificações.

  1. Ensina boas maneiras

Pedir por favor, agradecer, colaborar nas tarefas domésticas e esperar nossa vez de falar são algumas das coisas que se aprendem ao comer em família. As crianças de uma certa idade são como ‘esponjas’ que absorvem tudo o que veem e ouvem.

Por isso, é fundamental aproveitar a hora do jantar para imprimir certos valores. E que melhor maneira do que ensinar com o exemplo?

Inclusive, pode ser de utilidade para que as crianças comecem a ajudar na preparação de pratos simples (por exemplo, saladas), pondo a mesa, pegando os pratos ou retirando o lixo. Isso até pode ser um outro tema de conversa no jantar!

Fonte:https://melhorcomsaude.com.br/a-importancia-de-uma-refeicao-em-familia/

Comentários

Comentários

[wpdevart_facebook_comment curent_url="http://developers.facebook.com/docs/plugins/comments/" title_text="Facebook Comment" title_text_color="#000000" title_text_font_size="22" title_text_font_famely="monospace" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#CCCCCC" animation_effect="random" count_of_comments="2" ]