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  • 21 OUT

    CONHEÇA 5 ELEMENTOS QUE AJUDAM NO COMBATE AO ENVELHECIMENTO DA PELE

    amigosdapele

    Todos os dias novos produtos que prometem retardar os sinais da pele aparecem no mercado. As opções são infinitas e fica até difícil escolher o que será melhor para o famoso rejuvenescimento.
    Para ajudar na escolha, reunimos cinco ativos anti-idades que estão disponíveis em cremes, séruns ou hidratantes e realmente funcionam para a pele

    ·         1 – RETINOL
    Derivado de Vitamina A, ao ser aplicado na pele, transforma-se em ácido retinoico. O retinol age dentro da célula e promove o rejuvenescimento. Entre os seus benefícios está o fato de que ele estimula a produção de colágeno novo, o que é ótimo. O melhor horário de ser usado é durante a noite. A idade ideal para se começar a utilizar o produto é a partir dos 35 anos.

    ·         2 – VITAMINA C
    Presente em diversos alimentos, como a laranja, acerola e caju, a vitamina C atua como um ótimo antioxidante – ou seja, atua na ação dos radicais livres e moléculas que causam o envelhecimento. O elemento também estimula a formação do novo colágeno e ajuda a proteger a pele. A vitamina C é encontrada em diversos cremes e pode ser utilizado tanto de dia quanto de noite.

    ·         3 – AQUAPORINAS
    São as proteínas que formam os poros nas membranas da pele e que permitem a entrada e saída da água. Acontece que, com o passar dos anos, esse tipo de proteína diminui e é preciso fazer uma reposição, com aquaporina sintética. A versão é encontrada em diversos cosméticos. O produto é indicado a partir dos 30 anos.

    ·         4 – ÁCIDO HIALURÔNICO
    É um dos açúcares que existem na pele e formam uma espécie de “gelatina”, com fibras, colágeno e elastina. Acontece que, com o passar dos anos, o nosso organismo para de produzir esse tipo de elemento. O ácido pode ser comprado em forma sintética e tem efeito hidratante, porque ajuda na retenção de água na pele. A partir dos 25 anos, já é possível consumir o produto.

    ·         5 – VITAMINA E
    Presente nas castanhas, vegetais verdes escuros, oleaginosas, fígado bovino, entre outros. Ela é um oxidante capaz de regenerar o colágeno. Também tem efeito protetor contra a radiação solar. Não existem contra indicações para o uso.

    Fonte:
    http://www.universojatoba.com.br/bem-estar/beleza/conheca-5-elementos-que-ajudam-combate-ao-envelhecimento-da-pele

  • 15 OUT

    SEMENTES QUE AFINAM: CHIA, LINHAÇA E QUINUA

    sementes

    Elas têm o poder de sossegar a fome e diminuir os estoques de gordura. Saiba como inclui-las na dieta

    Chia
    Extraída da Salvia hispânica L., planta nativa da Guatelamala e do México, essa sementinha tem uma quantidade surpreendente de fibras (4,5 gramas em uma colher de sopa), sendo uma excelente alternativa para saciar e amansar a fome. Segundo um estudo publicado na Revista da Sociedade Europeia de Nutrição Clinica e Metabolismo, acrescentar duas colheres de sopa de chia no café da manhã deixa o estômago sossegado até a hora do almoço.
    Ela ainda contém proteína (2,2 gramas em uma colher de sopa - quase o dobro da quinua, famosa por ser um vegetal rico nesse nutriente), além de doses substanciosas de antioxidantes e ômega 3 (o triplo do salmão). "Ela nutre, combate os radicais livres e tem ação anti-inflamatória", afirma Carolina Chica, nutricionista da Universidade Católica do Chile e pesquisadora da chia há quase dez anos.
    Diminuir a gordura corporal e reduzir o colesterol ruim são outros benefícios comprovados pela ciência.

    Como consumir: crua, inteira ou triturada. No iogurte, na fruta, na salada, na sopa. Batida no suco ou acrescentada na receita de pães, bolos e biscoitos. Tem sabor adocicado.

    Dose diária: de 1 a 2 colheres de sopa (80 calorias cada uma).

    Linhaça
    É uma das maiores fontes vegetais de ômega 3, famoso por reforçar as defesas e prevenir o colesterol alto. "Anti-inflamatório, esse ácido graxo também reduz a resistência à insulina, favorecendo a perda de peso", diz Renata Carnauba, nutricionista da VP Consultoria Nutricional, em São Paulo.
    Extraída da planta asiática Linum usitatissimum, a linhaça ainda carrega fibras e lignanas, fitoquímicos capazes de modular os hormônios femininos, responsável por amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.. As sementes marrom e dourada oferecem os mesmos benefícios.

     Como consumir: crua e triturada na hora de ser consumida. Se quiser, você pode colocar a semente já triturada em um vidro escuro e armazenar na geladeira por, no máximo, cinco dias. Outra opção é comprar a linhaça triturada estabilizada.

    Dose diária: de 1 a 2 colheres de sopa (50 calorias cada uma).

    Quinua
    É uma excelente fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, que leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue. Isso evita a produção em excesso de insulina, o hormônio das gordurinhas. "A quinua ainda tem gordura boa, vitaminas e minerais", afirma Patrícia Bertolucci.
    Mas é a proteína que faz desse grão, extraído da planta Chenopodium quinoa, originária da Cordilheira dos Andes, um alimento especial. Você pode recorrer a ele para recuperar e manter os músculos - importante para acelerar o metabolismo e, com isso, queimar mais calorias.

    Como consumir: o sabor suave do grão permite que ele seja usado em pratos salgados (salada, tabule) e doces (bolo, biscoito). Cozido sozinho, faz as vezes do arroz. Já a versão em flocos vai bem no iogurte e na fruta, e na forma de farinha pode entrar em receitas de pão e bolo.

    Dose diária: de 2 a 3 colheres por dia (75 calorias cada uma).

    Fonte: http://saude.abril.com.br/emagrece-brasil/sementes-que-afinam.shtml
    Conteúdo de BOA FORMA

     

  • 08 OUT

    3 PASSOS PARA TER MAIS ORGANIZAÇÃO E FICAR MENOS ESTRESSADO.

    organizacao

    Existe uma relação direta entre desorganização e estresse. Um ambiente bagunçado leva ao baixo rendimento no trabalho, procrastinação, frustração e desconforto. Da mesma forma, uma mente fora de ordem cria um nível de estresse muito grande e torna a tomada de decisão e resolução de problemas muito mais difíceis.

    “O cérebro está constantemente escaneando o ambiente. Ele procura pontos que precisam de um investimento de energia, como cuidar do trabalho ou obrigações da casa. Quando temos um ambiente caótico ou um pensamento fragmentado, o cérebro percebe isso como sinal de que há mais demanda por energia do que nossa capacidade atual, o que desencadeia a resposta do estresse”, explica a consultora Heidi Hanna, fundadora da empresa de coaching Sinergy.
    Para evitar que o cérebro sinta-se sobrecarregado com as pendências, é preciso organizar o espaço e as ideias. A especialista ensina como fazer isso com apenas 3 atitudes muito simples, que podem ser implantadas hoje mesmo:

    1 – Comece o dia se organizando e planejando o seu tempo:
    Pela manhã, organize, planeje e estipule prioridades.  Adote uma agenda, física ou um aplicativo digital. Porém, limite o tamanho do esforço que você vai colocar nesta função. Programe um alarme para sinalizar quando o período de organização termina e a hora da ação começa. Se necessário separe também alguns minutos durante o dia para estipular e planejar suas prioridades.

    2- Encontre aquilo que precisa ser organizado:
    Olhe as áreas de desordem na sua vida e crie limites artificiais que sejam restritivos. Pode ser a caixa de entrada do seu e-mail, a gaveta da bagunça, a cabine de arquivos, a garagem, etc
    Organize-se física e virtualmente também: Se seu computador é muito pesado e lento, com um monte de ícones na área de trabalho, você pode determinar que fará uma limpeza e ficará com somente os três programas mais importantes.
    A partir daí, pense em soluções para reduzir a bagunça e deixa-la dentro dos limites estabelecidos.
    A desorganização causa estresse, tanto na pessoa que tem a desorganização quanto nas pessoas que convivem com ela, seja no ambiente profissional ou familiar. No caso da pessoa organizada, é o tempo que corre atrás dela, enquanto no caso contrário, é a pessoa desorganizada que vive correndo atrás do tempo. Isso, por si só, já causa o estresse e elimina a possibilidade de uma vida mais calma e tranquila;

    3- Elimine o papel da sua vida:
    Aquele monte de contas, correspondências e recibos que vão se acumulando no móvel da entrada de casa forma uma bagunça que nunca será organizada e que causa desconforto roda vez que olhamos pra ela. Procure reduzir ao máximo o uso de papel. Use aplicativos, boletos eletrônicos e outros artifícios que deixam seus arquivos seguros no mundo virtual.
    Certifique-se, apenas de manter cópias de tudo o que precisar em locais que conseguirá acessar de qualquer lugar. Quanto menos acúmulo de papelada, mais espaço você terá para coisas realmente importantes.

     

    Fonte: http://www.bolsademulher.com/36909/3-passos-simples-para-se-tornar-mais-organizada-e-menos-estressada-hoje-mesmo
    http://www.portaleducacao.com.br/Artigo/Imprimir/39322

     





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